22/04/08

Como gravar com um Telemóvel



Algumas dicas e técnicas para filmar, obter o máximo do teu telemóvel e fazer um Filme com Energia:


Pensa grande! Lá por estares a filmar num ecrã pequeno não quer dizer que o filme irá ser sempre visto assim. Quem sabe, o teu filme pode ser exibido num cinema perto de ti!

Aponta bem! Um telemóvel já grava imagens boas mas não é uma câmara de vídeo. Evita movimentos desnecessários e filmar muitas coisas numa cena. Tenta manter as personagens ou objectos próximos, no centro do ecrã.

Pôe-te quieto! Quando estiveres a filmar, procura apoiar-te em algo sólido e mantém-te firme.

Não sejas brusco! Se fizeres movimentos muito rápidos a filmar, vais estragar tudo e as imagens vão ficar pouco nítidas. Quando quiseres fazer cenas em movimento, procura fazê-las devagar, calma e suavemente.

Sê criativo! Estás a fazer um filme com energia e és tu o director, pelo que podes fazer o que quiseres e escolher como filmar.


Para passares o teu filme para o computador, pede ajuda ou vê o manual do telefone.

Para te ajudar a fazer um filme com energia e participar na nossa iniciativa, clica ainda nas seguintes ligações:

- Como fazer um vídeo e colocar no YouTube

- Música sem direitos de autor, áudio e efeitos sonoros

Apesar de estar em espanhol e ser para convidar a enviar filmagens de jornalismo de cidadão, este vídeo de uma jornalista da televisão de Espanha, com as dicas e conselhos que apresenta poderá ajudar-vos a utilizar melhor um telemóvel para gravarem as imagens para o vosso Filme com Energia!

Sem comentários: