22/04/08

Regras do Concurso


A quem se destina?

O Concurso de Vídeos "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!" (o "Concurso") é dirigido a todos os cidadãos e cidadãs da comunidade da Língua Portuguesa (todos os 8 países da CPLP Comunidade de Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), bem como às Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo. Se os participantes tiverem menos de 18 anos na altura em que entraram no Concurso, devem solicitar a autorização dos pais ou encarregados de educação.

DURAÇÃO DO CONCURSO:
O concurso teve início em 20 de Junho de 2008. Os filmes terão de ser feitos e colocados no YouTube até 22 de Abril de 2010 (Dia da Terra), data a partir da qual se iniciará o período de votações e escolha por parte do Júri, até 29 de Maio de 2010, visando anunciar os vencedores.

Como Participar:
Para participar no Filmes com Energia, devem fazer um "filme" com um telemóvel, câmaras digitais ou de vídeo, até 19,05 minutos de duração, cujo tema seja a Energia (o Concurso inclui/incentiva a sua ligação a temáticas como o Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade). Depois, devem ir ao YouTube.com, (respeitando as datas antes referidas) e efectuarem o registo e fazerem o "upload" do vídeo. Posteriormente enviam o link do vídeo para energex@abcdaenergia.com visando o mesmo ser visionado e colocado na página oficial do concurso (www.FilmescomEnergia.blogspot.com). O registro no YouTube deve ser completado antes de um vídeo lá ser incluído. Todas as participações têm de ser originais.

Indicações para os vídeos:
O YouTube aceita vídeos da maior parte das câmaras digitais, câmaras de vídeo e telemóveis nos formatos .WMV, .AVI, .MOV, e .MPG. Todos os vídeos carregados no YouTube têm um limite de 100MB e não poderão ultrapassar 19.05 minutos, de acordo com as nossas regras. Todas as participações também devem estar de acordo com os Termos de Utilização e Código de Conduta do YouTube, localizados na respectiva página internet pelo que ao participar no Concurso, concordaram em aceitar essas regras. As participações não devem ser inapropriadas, indecentes ou obscenas como determinado à descrição da organização do Concurso, mesmo que enviadas dentro dos prazos.

Exibição:
Dependendo da aprovação da organização do concurso, os vídeos recebidos serão colocados online e vistos pelo público em www.FilmescomEnergia.blogspot.com. Todas as participações poderão ser exibidas numa cerimónia ou em qualquer acto público escolhido pela Organização do Concurso, comprometendo-se os participantes a enviar uma cópia do filme à Organização.

Limites:
Pode-se participar com qualquer números de filmes, desde que cada participação seja completamente original. Depois da participação ser enviada, não se pode modificá-la ou voltar a enviá-la com modificações.

Direitos de Autor
Todas as participações devem ser originais. O autor ou autores do vídeo devem ser os únicos detentores dos direitos de autor do vídeo enviado. Ao participar no concurso está a garantir que é o autor, criador e o único detentor dos direitos de autor do vídeo enviado. Ao participar, também garante que as participações que enviou não infringem os direitos de autor de quaisquer outras pessoas ou entidades e que não enviou o vídeo para qualquer outro concurso. Se a propriedade de qualquer participação for contestada de qualquer forma, a Organização pode desqualificar essa participação.

Direitos de Utilização
Ao participar no concurso mantém todos os direitos de autor da participação EXCEPTO: ao participar no concurso concorda em ter o vídeo mostrado no YouTube, em www.FilmescomEnergia.blogspot.com e www.abcdaenergia.com sem qualquer pagamento ou outra forma de compensação. Garante ainda uma licença ilimitada à Organização para copiar, mostrar, transmitir, distribuir ou usar essa participação para qualquer outro propósito, incluindo mas não limitado a uma cerimónia de entrega de prémios. Também garante à organização uma autoridade ilimitada para sublicenciar tais direitos a qualquer outra parte. Também concorda que a organização terá o direito exclusivo de editar, adaptar, modificar e publicar as participações e pode utilizá-la em qualquer media em associação com o Concurso sem a atribuição ou compensação para o participante, seus sucessores ou representantes ou qualquer outra entidade.

Julgando o Concurso
A selecção dos vencedores será feita da seguinte forma:

Os 7 vídeos vencedores serão julgados e declarados vencedores por um painel de jurados a escolher pela Organização, baseado nos seguintes critérios:

- Originalidade e criatividade (30%)
- Mensagem clara e cumprimento dos objectivos do concurso (40%)
- Entretenimento do filme (10%)
- Inspirador (20%)

Os vencedores serão os que tiverem mais votos. Caso existam um empate, o prémio será dividido entre os vencedores.

Prémios (provisórios):

Os vencedores (pelos menos 7) receberão o seguinte prémio: cd ABCDaEnergia.com. No caso do vencedor ser menor, o prémio será entregue aos pais (encarregados de educação). Caso o vencedor não reclamar o prémio, este será entregue ao segundo classificado e assim sucessivamente. Caso não seja atribuído um prémio a uma das categorias, o mesmo transitará para outra categoria a determinar pela Organização.

A organização reserva-se o direito de não atribuir os prémios caso o número ou qualidade dos vídeos a concurso assim o justifiquem e da decisão não existe recurso.

Categorias:

São 7 as categorias a premiar:

1. Melhor filme feito por um Aluno (ou grupo de Alunos)
2. Melhor filme feito por uma Escola
3. Melhor filme feito por um Professor (ou grupo de Professores)
4. Melhor filme feito por um Cidadão (ou grupo de Cidadãos)
5. Melhor filme feito com um telemóvel
6. Melhor filme com menos de 5 minutos
7. Melhor filme com mais de 5 minutos

Notificação do vencedor:
Os vencedores (ou pais/encarregados de educação em caso de menores) serão avisados do seu prémio por correio, telefone ou email visando levantar o prémio.

© Copyright 2008-09 ABCDaEnergia.com Todos os direitos reservados

Sem comentários: