22/04/08

Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis, Acção!


No âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra proclamado pela ONU, o ABCDaEnergia, decidiu iniciar em 2008 um concurso através do YouTube que lança um desafio a Portugal e à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a fazer um "filme" em câmara de vídeo ou de telemóvel cujo protagonista seja a Energia!

O planeta Terra precisa de ti! Cria um filme com menos de 20 minutos e apoia a causa da Energia.

Faz parte da "geração verde"! Junta-te ao movimento da poupança de energia! Contribui para a alteração de comportamentos e atitudes!


Além de um “despertar de CO2nsciências” para a problemática da mudança climática e o aquecimento do planeta, este concurso é também uma excelente forma de lembrar que temos de diminuir a emissão de CO2 e chamar a atenção para a necessidade da conservação e poupança de energia, além de formar jovens para a cidadania sustentável e para a sociedade do conhecimento.


© Copyright e Co2nceito: ABCDaEnergia.com

Ideias para Filmes Energéticos:


- um filme ou anúncio publicitário (com acções e ideias para poupar energia, utilizar energias alternativas/renováveis, redução do consumo dos combustíveis fósseis)

- fazer um vídeo que demonstre uma ideia para reduzir as tuas
pegadas ecológicas. Seja um projecto de Reciclagem/Redução/Separação de lixo, comprar produtos amigos do ambiente ou algo mais inovador, nós queremos ver! Inspira os outros.

- cria uma dança da energia

- cria uma música da energia

- faz e grava-te a declamar um poema sobre a energia


- faz um filme a demonstrar uma "grande ideia" para um pequena mudança na rotina do teu dia-a-dia que torne a tua existência "mais verde"

- Mudar uma lâmpada pode mudar o mundo! Ajuda a fazer a diferença! Pede aos teus pais para trocarem uma
lâmpada incandescente por uma lâmpada fluorescente compacta. (Sabias que a energia que a tua casa gasta pode ser responsável por mais poluição do que o teu carro? Se mudares apenas uma lâmpada na tua casa, podes reduzir a poluição no ambiente e poupar dinheiro!) Faz o filme da mudança.

Vê este vídeo do National Geographic, chamado "Esta lâmpada", que apesar de estar em inglês, poderá ajudar-te:


A tua criatividade e energia irão certamente dar mais ideias e filmes com energia!

Professores e Escolas:
- filme sobre actividades desenvolvidas nas escolas sobre educação para a energia, poupança de energia, utilização das energias renováveis (se teve alguma actividade para o Dia da Energia, que se comemora a 29 de Maio, e as registou em vídeo também pode participar). Nós queremos valorizar pelo menos 3 professores/escolas pelo desenvolvimento de programas ambientais eficazes no seu estabelecimento de ensino.

© Copyright 2008 ABCDaEnergia

Como participar


É fácil: basta fazer os filmes, colocar os vídeos no YouTube e enviar o endereço da ligação para energex[@]abcdaenergia[.]com

Posteriormente os Filmes com Energia serão carregados na página internet do concurso e, depois, o público em geral e o Júri irá vê-los e votar nos seus vídeos favoritos, visando escolher os famosos 7 energéticos vencedores.

A quem se destina


Todos estão convidados a fazer um vídeo cujo tema seja a Energia.

O concurso foi criado para receber preferencialmente participações de Alunos, Professores e Escolas - do pré-escolar à Universidade, mas está aberto à participação de qualquer pessoa que queira partilhar a sua mensagem e participar na iniciativa Filmes com Energia.

O concurso é dirigido a participações de todos os 8 países da CPLP Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Duração dos filmes


Os filmes terão obrigatoriamente uma duração máxima de 19.05 minutos! (dezanove minutos e cinco segundos)

(Aproveitámos a data - 1905 - do "annus mirabilis" para Albert Einstein, que criou também a famosa equação da energia E=mc². Ou seja, uma data maravilha, como este concurso).

Datas

[Actualização: A pedido de muitos "utilizadores de energia":), o Concurso foi adiado, pela última vez, por um ano em todas as datas indicadas em baixo. Ou seja, está aberto à recepção de participações até 22 de Abril de 2010]

Início do concurso- às 23h 59m de 20 de Junho de 2008 (Solstício de Verão no Hemisfério Norte).

Nota: a data anterior era 22 de Abril 2008 (Dia da Terra).

Realização e envio dos filmes- até 22 de Abril 2009 (Dia da Terra).

Nota: a data anterior era às 23h 59m de 20 de Junho de 2008 (Solstício de Verão no Hemisfério Norte)

Anúncio dos vencedores- dia 29 de Maio de 2009.

Nota: a data anterior era 7 de Julho de 2008.

Prémios



- 7 Cd's com o ABCDaEnergia.com (uma autêntica biblioteca sobre energia).

- ajudar a chamar a atenção para a necessidade da poupança, eficiência e conservação energética

- ajudar ao “despertar de CO2nsciências” para a problemática da mudança climática e o aquecimento do planeta

- ajudar a salvar o nosso planeta Terra

- Além da ECO-FAMA, como realizadores pioneiros das 7 Maravilhas dos Filmes com Energia!

São 7 as categorias a premiar:

1. Melhor filme feito por um Aluno
2. Melhor filme feito por uma Escola
3. Melhor filme feito por um Professor
4. Melhor filme feito por um Cidadão
5. Melhor filme feito com um telemóvel
6. Melhor filme com menos de 5 minutos
7. Melhor filme com mais de 5 minutos

(InfoE: Caso queira associar-se ao concurso para premiar a Geração Verde, fale com o Dr. Energex, o "Director do Canal Oficial da Energia".)

Regras do Concurso


A quem se destina?

O Concurso de Vídeos "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!" (o "Concurso") é dirigido a todos os cidadãos e cidadãs da comunidade da Língua Portuguesa (todos os 8 países da CPLP Comunidade de Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), bem como às Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo. Se os participantes tiverem menos de 18 anos na altura em que entraram no Concurso, devem solicitar a autorização dos pais ou encarregados de educação.

DURAÇÃO DO CONCURSO:
O concurso teve início em 20 de Junho de 2008. Os filmes terão de ser feitos e colocados no YouTube até 22 de Abril de 2010 (Dia da Terra), data a partir da qual se iniciará o período de votações e escolha por parte do Júri, até 29 de Maio de 2010, visando anunciar os vencedores.

Como Participar:
Para participar no Filmes com Energia, devem fazer um "filme" com um telemóvel, câmaras digitais ou de vídeo, até 19,05 minutos de duração, cujo tema seja a Energia (o Concurso inclui/incentiva a sua ligação a temáticas como o Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade). Depois, devem ir ao YouTube.com, (respeitando as datas antes referidas) e efectuarem o registo e fazerem o "upload" do vídeo. Posteriormente enviam o link do vídeo para energex@abcdaenergia.com visando o mesmo ser visionado e colocado na página oficial do concurso (www.FilmescomEnergia.blogspot.com). O registro no YouTube deve ser completado antes de um vídeo lá ser incluído. Todas as participações têm de ser originais.

Indicações para os vídeos:
O YouTube aceita vídeos da maior parte das câmaras digitais, câmaras de vídeo e telemóveis nos formatos .WMV, .AVI, .MOV, e .MPG. Todos os vídeos carregados no YouTube têm um limite de 100MB e não poderão ultrapassar 19.05 minutos, de acordo com as nossas regras. Todas as participações também devem estar de acordo com os Termos de Utilização e Código de Conduta do YouTube, localizados na respectiva página internet pelo que ao participar no Concurso, concordaram em aceitar essas regras. As participações não devem ser inapropriadas, indecentes ou obscenas como determinado à descrição da organização do Concurso, mesmo que enviadas dentro dos prazos.

Exibição:
Dependendo da aprovação da organização do concurso, os vídeos recebidos serão colocados online e vistos pelo público em www.FilmescomEnergia.blogspot.com. Todas as participações poderão ser exibidas numa cerimónia ou em qualquer acto público escolhido pela Organização do Concurso, comprometendo-se os participantes a enviar uma cópia do filme à Organização.

Limites:
Pode-se participar com qualquer números de filmes, desde que cada participação seja completamente original. Depois da participação ser enviada, não se pode modificá-la ou voltar a enviá-la com modificações.

Direitos de Autor
Todas as participações devem ser originais. O autor ou autores do vídeo devem ser os únicos detentores dos direitos de autor do vídeo enviado. Ao participar no concurso está a garantir que é o autor, criador e o único detentor dos direitos de autor do vídeo enviado. Ao participar, também garante que as participações que enviou não infringem os direitos de autor de quaisquer outras pessoas ou entidades e que não enviou o vídeo para qualquer outro concurso. Se a propriedade de qualquer participação for contestada de qualquer forma, a Organização pode desqualificar essa participação.

Direitos de Utilização
Ao participar no concurso mantém todos os direitos de autor da participação EXCEPTO: ao participar no concurso concorda em ter o vídeo mostrado no YouTube, em www.FilmescomEnergia.blogspot.com e www.abcdaenergia.com sem qualquer pagamento ou outra forma de compensação. Garante ainda uma licença ilimitada à Organização para copiar, mostrar, transmitir, distribuir ou usar essa participação para qualquer outro propósito, incluindo mas não limitado a uma cerimónia de entrega de prémios. Também garante à organização uma autoridade ilimitada para sublicenciar tais direitos a qualquer outra parte. Também concorda que a organização terá o direito exclusivo de editar, adaptar, modificar e publicar as participações e pode utilizá-la em qualquer media em associação com o Concurso sem a atribuição ou compensação para o participante, seus sucessores ou representantes ou qualquer outra entidade.

Julgando o Concurso
A selecção dos vencedores será feita da seguinte forma:

Os 7 vídeos vencedores serão julgados e declarados vencedores por um painel de jurados a escolher pela Organização, baseado nos seguintes critérios:

- Originalidade e criatividade (30%)
- Mensagem clara e cumprimento dos objectivos do concurso (40%)
- Entretenimento do filme (10%)
- Inspirador (20%)

Os vencedores serão os que tiverem mais votos. Caso existam um empate, o prémio será dividido entre os vencedores.

Prémios (provisórios):

Os vencedores (pelos menos 7) receberão o seguinte prémio: cd ABCDaEnergia.com. No caso do vencedor ser menor, o prémio será entregue aos pais (encarregados de educação). Caso o vencedor não reclamar o prémio, este será entregue ao segundo classificado e assim sucessivamente. Caso não seja atribuído um prémio a uma das categorias, o mesmo transitará para outra categoria a determinar pela Organização.

A organização reserva-se o direito de não atribuir os prémios caso o número ou qualidade dos vídeos a concurso assim o justifiquem e da decisão não existe recurso.

Categorias:

São 7 as categorias a premiar:

1. Melhor filme feito por um Aluno (ou grupo de Alunos)
2. Melhor filme feito por uma Escola
3. Melhor filme feito por um Professor (ou grupo de Professores)
4. Melhor filme feito por um Cidadão (ou grupo de Cidadãos)
5. Melhor filme feito com um telemóvel
6. Melhor filme com menos de 5 minutos
7. Melhor filme com mais de 5 minutos

Notificação do vencedor:
Os vencedores (ou pais/encarregados de educação em caso de menores) serão avisados do seu prémio por correio, telefone ou email visando levantar o prémio.

© Copyright 2008-09 ABCDaEnergia.com Todos os direitos reservados

Patrocínios e Apoios


ABCDaEnergia.com




Planeta Terra

Como gravar com um Telemóvel



Algumas dicas e técnicas para filmar, obter o máximo do teu telemóvel e fazer um Filme com Energia:


Pensa grande! Lá por estares a filmar num ecrã pequeno não quer dizer que o filme irá ser sempre visto assim. Quem sabe, o teu filme pode ser exibido num cinema perto de ti!

Aponta bem! Um telemóvel já grava imagens boas mas não é uma câmara de vídeo. Evita movimentos desnecessários e filmar muitas coisas numa cena. Tenta manter as personagens ou objectos próximos, no centro do ecrã.

Pôe-te quieto! Quando estiveres a filmar, procura apoiar-te em algo sólido e mantém-te firme.

Não sejas brusco! Se fizeres movimentos muito rápidos a filmar, vais estragar tudo e as imagens vão ficar pouco nítidas. Quando quiseres fazer cenas em movimento, procura fazê-las devagar, calma e suavemente.

Sê criativo! Estás a fazer um filme com energia e és tu o director, pelo que podes fazer o que quiseres e escolher como filmar.


Para passares o teu filme para o computador, pede ajuda ou vê o manual do telefone.

Para te ajudar a fazer um filme com energia e participar na nossa iniciativa, clica ainda nas seguintes ligações:

- Como fazer um vídeo e colocar no YouTube

- Música sem direitos de autor, áudio e efeitos sonoros

Apesar de estar em espanhol e ser para convidar a enviar filmagens de jornalismo de cidadão, este vídeo de uma jornalista da televisão de Espanha, com as dicas e conselhos que apresenta poderá ajudar-vos a utilizar melhor um telemóvel para gravarem as imagens para o vosso Filme com Energia!