30/11/08

Quiz Energético!


São duas as questões neste Quiz E!

1. dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), Óxido nitroso (N2O), Hexafluoreto de enxofre (SF6), Hidrofluorcarbonetos (HFCs) e Perfluorcarbonetos (PFC's ) são todos considerados que tipo de gases?

2. Que tratado ambiental estabeleceu em 1992 os compromissos para reduzir estes gases?

Podes deixar as respostas nos comentários.

(E não te esqueças também de participar no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Fim do mundo a 21 Dezembro de 2012?

Espera, não te assustes! Este é o tema de um novo filme sobre eco-desastres cujo tema é baseado numa crença que o mundo irá chegar ao fim nessa data em 2012 (ou seja, 10 dias depois do Protocolo de Quioto terminar o seu prazo).

O filme chama-se 2012 e apenas estreia a meio do próximo ano mas podes ver aqui o trailer:

Encontrámos aqui.

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

28/11/08

Homem mais alto do mundo salva golfinhos!


Sabias que Bao Xishun, que tem o recorde do Guinness por ser a pessoa mais alta do mundo foi um herói para dois golfinhos do aquário da China, o Royal Jidi Ocean World, que acidentalmente comeram algum plástico?

É verdade, como podes ver pela foto e pelo vídeo. O plástico ficou alojado nos seus estômagos e eles ficaram gravemente doentes. Só as gigantes mãos de Bao, ao conseguirem retirar o plástico, os conseguiram salvar! Os golfinhos agora estão bem e de saúde.

Evita os sacos de plástico, Inventa uma brincadeira com sacos de plástico e participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!"

Notícia e vídeo via MSNBC

27/11/08

Reciclagem: Como funciona

Vê neste vídeo em animação como é feita a separação dos materiais enviados para uma central de reciclagem:



(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

26/11/08

Nações Unidas e empresa desafiam crianças

A Bayer e as Nações Unidas uniram-se para desenvolver uma nova edição do Concurso Internacional de Desenhos para Crianças.

«Alterações Climáticas: Nosso Desafio» é o tema escolhido para o concurso que pretende desafiar os mais pequenos (com idades entre 6 e 14 anos) a expressarem-se através de desenhos ou pinturas.

Os vencedores terão a hipótese de participar numa exposição internacional sobre meio ambiente e serão homenageados numa cerimónia organizada pela empresa e pela UNEP.

*Em Portugal os desenhos devem ser enviados até 15 de Dezembro 2008 para:
Bayer Portugal, A/C Helena Tavares, Rua Quinta do Pinheiro, n.º 5, 2794-003 Carnaxide. No Brasil já terminaram as inscrições a 24 de Novembro.

(Participa também no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Reciclagem: O Ciclo do Papel

Queres ver o que acontece ao papel que tu reciclas depois de ele ser recolhido?

Vê nesta animação (em inglês) como o papel pode tornar-se em novo papel:



(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

24/11/08

Jazigos produzem energia eléctrica




Vimos a notícia no Jornal de Notícias (clica se quiseres ler+):

"Os jazigos de um cemitéiro em espanha estão a fornecer energia eléctrica à cidade de Santa Coloma de Gramenet. À falta de espaços planos e soalheiros, esta urbe dos arredores de Barcelona instalou painéis solares no cemitério local."

"O melhor tributo que podemos prestar aos nossos antepassados, independentemente da religião que professem, é gerar energia limpa para as gerações futuras. É esse o nosso lema", disse Esteve Serret, disse o director.

Concordas?

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

22/11/08

Já viste o filme Wall.e?


Wall.e é um filme de animação da Disney cuja personagem principal é o robô que recicla o lixo para os humanos serem felizes na Terra. Podes saber mais sobre o filme também na Wikipédia.

Podes ver aqui o trailer do filme (2:30)



ou ver 11 minutos do filme clicando aqui:



(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

19/11/08

Inventa uma brincadeira com sacos de plástico


Os sacos de plástico, apesar de no momento serem úteis, acabam por ser uma autêntica praga para o ambiente e para os seres vivos do planeta Terra pois muitas pessoas não têm cuidado com eles e usam-nos em excesso.

Vê este vídeo feito por miúdos de S. Francisco e observa também como eles (os sacos) afinal ainda podem ser úteis e ter uma utilização divertida no teu
Recreio (brincadeiras), se os Reutilizarmos, Reaproveitarmos e Reciclarmos com imaginação em vez de os mandar para o lixo ou para o ambiente.

Inventa uma brincadeira ou jogo para aproveitares os sacos de plástico a mais que tens em casa, convida amigos, pais ou professores e participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!" e ajuda os outros a encontrarem uma solução para este problema.

O Energex vai dar um prémio às melhores ideias!


E, como também é a mensagem deste filme com energia: "poupa o planeta, poupa as árvores, utiliza sacos reutilizáveis quando fores às compras".

11/11/08

Desculpa (eco)lógica por não ter feito o trabalho de casa?


Esta é uma versão
verde, ecológica e amiga do ambiente das clássicas desculpas para não fazer os famosos TPC (Trabalhos Para Casa):

- "Os meus pais
reciclaram o trabalho de casa!"

- "Eu quero ajudar a
salvar o planeta, por isso não quero desperdiçar papel".

Seja qual for a tua desculpa por não teres feito o TPC, o Energex quer conhecê-la (e de certeza outras crianças e jovens:)

Nota: O Energex não incentiva que não se façam os trabalhos de casa. Mas sabe que isso às vezes acontece e convém sempre ter uma boa desculpa e quanto mais eco-lógica ela for, melhor:)

(P
articipa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Escola constrói Casa Limpa – Autonomia Energética


A Escola Secundária de Silves [Portugal] está a desenvolver um projecto pioneiro a nível nacional, denominado Casa Limpa – Autonomia Energética. O objectivo é criar, no pátio interior da escola, uma montra de produção de energia limpa, através da instalação de sistemas fotovoltaico e eólico numa casa de madeira.

O projecto está em desenvolvimento há dois anos e entrou este ano lectivo no plano de actividades da escola. Envolve directamente os professores do grupo de electrotecnia, sob coordenação de Luís de Abreu e cerca de 40 alunos, com idades entre os 16 e os 19 anos.

O projecto está avaliado em 15 mil euros e a obra começou na semana passada, com levantamento de asfalto, continuando esta semana com colocação de terra e tubagens. A casa estará pronta até ao final do ano lectivo. "Será uma mostra do que é possível fazer na área, para ser visitada a nível nacional", disse o coordenador.

Notícia encontrada no jornal Correio da Manhã

(Ficámos a aguardar um vídeo e a participação da Escola no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

"Eu Adoro Reciclar" E as Fadas também…


Está em cena no Centro Cultural Franciscano (Largo da Luz nº11, Lisboa), até 22 de Dezembro, a história de três fadas e um gnomo que ensinam os meninos da Terra a preservar o Planeta.

Marcações 91 894 53 33; 91 678 50 41; 91 959 54 52; 96 102 97 16. Custo do bilhete: 7.50 euros

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

08/11/08

Vídeo E de Energia



"Animação antiga para ensinar sobre as fontes de energia e suas utilizações, energia alternativa, ecologia, etc."

Descobrimos no Energia por Miúdos

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Lâmpadas + Garrafas = Reciclagem + Arte


Todos sabemos que devemos trocar uma lâmpada incandescente por uma lâmpada fluorescente compacta para poupar energia.

Mas, espera aí, tal não quer dizer obrigatoriamente que elas tenham de ir para a reciclagem (ou pior, lixeiras sem tratamento).

Também tu podes fazer reciclagem e ainda por cima arte! (Ou seja, ReciclArte!) Ou prendas para oferecer no Natal!

Basta juntares umas lâmpadas, umas garrafas de plástico e outros materiais que já não precises.

Como estes belos "bonequinhos" feitos pela artista holandesa Carolien Adriaansche.



(Faz um filme do teu trabalho e participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

04/11/08

3 R's: música sobre reciclagem de surfista

Excelente vídeo educativo que se chama “Os três Rês”, que tem música de Jack Jonhson e ensina às pessoas a importância de Reciclar, Reutilizar e Reduzir.

O cantor é muito famoso, principalmente com os surfistas.

Entra na onda da reciclagem com a canção 3 R's:



ps. o vídeo tem legendas em português!

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Humanos irão precisar de 2º planeta em 2030



Só um planeta Terra já não chega. A população humana está acrescer e a consumir recursos a uma taxa tão alarmante que iremos precisar de uma segunda Terra lá para 2030 para manter o nosso estilo de vida.

Esta informação foi dada pelo World Wildlife Fund (Fundo Mundial da Vida Animal).

E uma vez que, pelo menos por agora, não temos um planeta substituto, é tempo de mudarmos. Pois, de acordo com o estudo The Living Planet Report 2008, a nossa pegada global excede agora a capacidade do mundo de se regeenerar em cerca de 30%.


"A boa notícia é que ainda temos meios para inverter o choque do crédito ecológico - ainda não é tarde para prevenir uma situação irreversível de recessão ecológica. Este relatório identifica as áreas chave onde precisámos transformar os nossos estilos de vida e caminharmos para uma trajetória mais sustentável".

Faz um vídeo para educar os outros em práticas de vida mais sustentáveis e participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!"

03/11/08

Bicicleta Humana

Visando incentivar a utilização de meios de transporte mais sustentáveis e menos poluentes, foi este o resultado obtido na Austrália, com de 2 mil ciclistas a formarem uma "bicicleta-humana" em grande escala, para comemorar o Dia "Vai para o trabalho de bicicleta":



Foto via Sidney Media

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

02/11/08

Brinquedos a partir de lixo


São estes os belos exemplos que encontrámos em Loran Scruggs.

São decorados a partir de latas e cápsulas de garrafas.


Por que não fazerem também alguns destes brinquedos ou objectos de decoração na escola ou em casa, registarem em vídeo e participarem no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!"?

01/11/08

Carros a andar com caroços de azeitona?


Parece que sim, de acordo com cientistas que dizem que caroços de azeitona podem ser transformados em bioetanol, um combustível renovável que pode ser produzido a partir de biomassa e utilizado como alternativa à gasolina e o diesel.

Também permite à industria do processamento de azeitonas (por exemplo, o azeite) reutilizar e reciclar os seus desperdícios transformando-os em combustível.

Foram investigadores espanhois de duas Universidades que descobriram e explicaram como se pode fazer isto. Fantástico!

Info via Physorg e desenho via EB1 de Santa Eugénia

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")