29/05/09

Biblioteca Temática sobre Meio Ambiente


@BiblioFilmes encontrámos esta excelente BiblioEcoNotícia que passámos a apresentar-te: Chama-se Biblioteca Temática sobre Meio Ambiente Raul Bopp e será inaugurada no dia 30 de maio de 2009, iniciando as comemorações da Biblioteca Raul Bopp para o Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho).

Uma excelente ideia que mais Bibliotecas deviam seguir e, cuja visita, de certeza, daria excelentes participações para participar no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!"!


"A nova sala temática recebeu uma decoração especial para que as pessoas realmente se sintam próximas ao universo ambiental. Nas paredes, foram pintadas palavras como ecossistema, Amazônia e biodiversidade e todas as estantes do acervo – que conta com mais de mil itens, entre livros, jornais e vídeos sobre o assunto – são pintadas de verde." (parágrafo retirado de Planeta Sustentável)

Lê mais sobre a inauguração da Biblioteca Temática sobre Meio Ambiente Raul Bopp clicando AQUI.

23/05/09

Quiz Renovável!

Sabes quantas vezes o alumínio pode ser reciclado?

Clica nas Saudações Energéticas (Comentários) para se não souberes veres a resposta:)

(E participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

22/05/09

Ler a água, beber um conto...

Recebemos esta mensagem e, por tão interessante achar, vamos divulgar:)

Exmo.(a) Senhor.(a)

Numa altura em que é preciso (re) aprender a usar os nossos recursos através da Educação para o consumo sustentado da água, porque não começar pelos mais pequenos oferecendo-lhes um livro que aborda a temática da água e alerta para a sua importância vital?

Ajudar à preservação deste bem essencial é tarefa de todos e que a todos diz respeito. Pela nossa parte, estamos a erguer em Évora o Centro UNESCO da Aldeia das Ciências dedicado à Água, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.



Encontrando-se em fase de Conclusão, este Centro necessita da Vossa participação de forma a torná-lo realidade mais rapidamente. O Vosso contributo será fundamental para esta causa e poderá concretizar-se através da aquisição de exemplares do livro Água 4 contos da autoria de Maria Alberta Meneres, Matilde Rosa Araújo, José Jorge Letria e António Torrado com ilustrações de Francisco Bilou, ao preço unitário de 4,99€ mais Portes de Envio.

Mais informações estão disponíveis na página web 4contos.aguatv.org e para encomendas de outras quantidades ou qualquer esclarecimento adicional, estamos ao vosso inteiro dispor através da nossa colaboradora Nélia Correia pelo telefone 266748100, fax 266748102 ou pelo e-mail: agua.4contos@gmail.com

Certos da vossa sensibilidade, interesse e apoio por estas temáticas apresentamos os nossos melhores cumprimentos

Nélia Correia
AJPRA

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

09/05/09

Clube Amigos do Vidro


Divertido este anúncio criado pela European Container Glass Federation (FEVE) ou Federação Europeia dos Fabricantes de Embalagens de Vidro, com o objectivo de aumentar a reciclagem de embalagens de vidro na Europa que encontrámos no

Trata-se de uma campanha de sensibilização da opinião pública intitulada Friends of Glass (Amigos do Vidro) e é protagonizada por Hank, uma garrafa que canta!



Junta-te aos amigos do vidro e separa-o para a reciclagem. Pois o vidro é 100% reciclável: uma vez, outra e novamente!

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

06/05/09

Papel com fezes de elefante


O papel é feito com a fibra extraída das fezes do animal. Eras capaz de usar este papel na escola ou em casa? (Lembra-te que podias salvar algumas árvores:)


"Quando achamos que já vimos de tudo, novas alternativas surgem. Foi o que aconteceu quando algumas empresas começaram a produzir papel a partir de um material, no mínimo, curioso: fezes de elefante. Mas não precisa fazer cara de nojo. Apesar da matéria-prima exótica, o produto possui excelente qualidade e os fabricantes garantem: tem um cheirinho bem agradável."


Lê + em Empresas produzem papel com fezes (isso mesmo!) de elefante

Já agora, no mesmo sítio encontrámos mais esta novidade muito divertida: Esterco de vaca é matéria-prima para tijolos na Indonésia

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

05/05/09

O Clima Interessa!

Clica e vê neste vídeo em baixo os 4 vencedores de um concurso interessante como o Filmes com Energia. Daqui a um ano também tu pode ser apresentado aqui como um dos grandes vencedores:)

Winning Movies from the Climate Matters Video Contest from Brighter Planet on Vimeo.


1º. Lugar: Climate Matters (O Clima Preocupa) de Steven Dempsey
2º. Lugar: Ask Your Children (Pergunta aos teus filhos) de Barbara Lucas
3º. Lugar: ex-equo: Green to Blue (De Azul a Verde) de Elizabeth Klein
3º. Lugar: ex-equo: This Lawn is Your Lawn (Este Jardim é o teu Jardim) de Roger Doiron

Como disse Mike None:
«Parabéns para todos os finalistas. Vamos continuar este movimento!
A Terra é o nosso Futuro!»

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

04/05/09

Eco-lareira

No Hemisfério Norte está achegar o Verão mas no Sul, como no Brasil, está achegar o Inverno pelo que esta invenção poderá ter mais utilidade:)



«A lareira ecológica usa etanol como combustível e não madeira ou gás.
A eficiência térmica prevista para a lareira é de cerca de 90%. Além disso, você liga e desliga quando quiser e controla a intensidade da chama.
Não que o uso do etanol seja a grande solução para os problemas de energia do mundo, mas já estamos economizando as árvores e interferindo menos nas complexas questões do gás.» (via techguru)

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")