10/10/08

A Ilha das Energias Renováveis

Segundo o artigo The Island in the Wind (A Ilha no Vento), uma comunidade de habitantes da Dinamarca já conseguiu uma vitória contra as emissões de carbono para a atmosfera: trata-se da ilha dinamarquesa que se chama Samsø, que tem cerca de 4300 habitantes e funciona 100% a energias renováveis.

Dantes, eles recebiam a energia que precisavam e não se preocupavam: "a maioria dos "samsenses" aqueciam as casas com petróleo, que era trazido em tanques. Utilizavam electricidade que era importada do continente por cabo, a maior parte gerada através da queima de carvão. Como resultado, cada habitante punha na atmosfera, em média e por ano, perto de onze toneladas de dióxido de carbono".


Mas os residentes da ilha começaram a mudar este estado de coisas. Eles formaram cooperativas de energia e organizaram seminários sobre energia eólica, entre outras iniciativas. Em 2001 reduziram para metade a utilização de combustíveis fósseis, em 2003 passaram de importadores de electricidade a exportadores e em 2005 a ilha produzia mais energia do que a que utilizava.

Apesar de serem poucas pessoas, pode parecer pouco: todas as emissões que a ilha evitou podem ser ultrapassadas pelo CO2 que só uma central de energia irá emitir nas próximas 3 semanas (e só a China está a criar centrais destas a um ritmo de quase 4 por mês).

Mas é um excelente exemplo para todos: eles transformaram o seu sistema de energia em apenas 10 anos. E esta experiência demonstra que o problema do carbono, por muito grande que é, pode ser resolvido, se nós estivermos disponíveis para isso.

Ist diz tudo: uma vez que as pessoas de Samso começaram a pensar em energia, um agricultor local disse à revista The New Yorker, "tornou-se um tipo de desporto".

Faz o mesmo e participa ainda no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!".

Sem comentários: