10/01/09

História da Energia - Uma cronologia


8000 AC: Fogo e Comida
Desde os tempos mais remotos, os humanos usaram energia. A energia que os nossos velhos antepassados usaram era limitada ao fogo e comida. O fogo dava calor e luz. Cozinhava e conservava a comida. O combustível em forma de comida fornecia aos animais humanos e domésticos a energia para fazerem o trabalho.

I DC: Desenvolvendo Fontes de Energia
Há cerca de 10 000 anos atrás os humanos começaram a cultivar terras e aprenderam a usar animais, a água e o vento para ajudar no seu trabalho. Ao longo dos séculos, moinhos de água e de vento foram inventados para moer cereais. Veleiros foram construídos para transportar pessoas e cargas para outros locais. Ferramentas e contentores foram construídos para ajudar nas colheitas.

A agricultura levou ao crescimento de cidades onde as indústrias transformavam produtos que tornaram a vida mais fácil. Contudo, cada novo produto necessitou de energia para o fazer. A madeira que deu combustível aos fogos da indústria tornou-se escassa e nós tivemos a nossa primeira falta de energia.

Séc. XV: As Primeiras Iluminações
A luz era fornecida por lâmpadas de óleo e velas. A maior parte do combustível das lâmpadas veio da pressão das azeitonas (azeite) e outros óleos vegetais ou a partir do óleo de baleia. As velas eram usualmente feitas de gordura animal. A luz tremente das velas era pobre comparada com a luz das lâmpadas eléctricas que nós hoje conhecemos. Eram necessárias muitas velas ou lâmpadas de óleo para iluminar uma simples sala.

Séc. XVII: Poços e Minas
Nos inícios de 1600, os poços de óleo foram estabelecidos na Europa. Itália e Roménia foram dois dos primeiros países onde pequenas companhias de perfuração afundaram poços. Os proprietários queriam óleo que pudesse ser refinado em querosene para arder em lâmpadas.

Infelizmente, apareceram mais poços secos do que com óleo. Ninguém então sabia como o óleo se concentra no subsolo, pelo que eles apenas podiam adivinhar onde perfurar os poços.

Séc. XVIII: Carvão
Como a procura para novos combustíveis aumentou, as pessoas na Grã-Bretanha, Polónia e China e noutros lados começaram a escavar por carvão, uma substância preta e sólida criada a partir de fósseis que arde. O carvão era muito mais fácil de obter do que o óleo e também podia substituir a madeira. O carvão era usado para dar combustível a fábricas e ajudou ao aparecimento da Revolução Industrial. Mais tarde, forneceu combustível a locomotivas e barcos a vapor. Cerca de 1910, muitas pessoas usavam o carvão no lugar de madeira para aquecer as suas casas.

Séc. XIX: Petróleo
O carvão era ainda largamente usado em meados do século XIX, mas as empresas começaram a olhar para outros combustíveis para as suas máquinas. Eles mudaram para o petróleo como uma grande fonte de energia. De 1860 para a frente, instalações de perfuração de petróleo pareciam levantar-se de repente da noite para o dia, em campos, nas periferias de aldeias e cidades e mesmo em quintais.

Séc. XX: Gás Natural
As pessoas que abriam poços de petróleo atingiam gás natural antes de o petróleo começar a jorrar dos poços. No início, o gás natural era considerado um produto de desperdício e na sua maior parte era queimado. Na verdade, quando as pessoas se aperceberam dos usos do gás natural, elas começaram a conservar e a procurar por ele activamente.

Novas companhias lançaram-se para pôr tubos que levavam o gás para empresas em cidades e aldeias. Os proprietários das casas cedo quiseram linhas de gás dirigidas para os seus lares para iluminação e cozinhar, porque o gás ardia de forma mais limpa e não cheirava, pelo que os canos foram colocados ao longo de ruas e para as casas. O gás substituiu o querosene e outras lâmpadas a óleo em muitas áreas.

Séc. XX: Gasolina
O petróleo começou a ser extraído em quantidade e refinado em diferente produtos petrolíferos. Um destes produtos, a gasolina, mais tarde deu combustível à invenção chamada automóvel. O automóvel começou a mudar os estilos de vida por todo o mundo, fazendo com que os transportes fossem mais rápidos e fáceis do que antes. Os camiões rapidamente substituíram os cavalos para a condução de cargas. Por exemplo, nos Estados Unidos, rapidamente a maioria das pessoas tinham pelo menos um carro. Quilómetros e quilómetros de estradas foram construídas para acomodar todos esses veículos. As pessoas faziam viagens mais longas e exigiam mais gasolina.

Séc. XX: Electricidade
A electricidade é gerada por uma turbina movida a vapor, vento ou pela pressão da água. Durante os finais do século XIX, George Westinghouse, Thomas Edison e outros desenvolveram a electricidade como fonte de energia e tornaram-na disponível para o público. Pouco depois de 1879, quando Edison inventou a lâmpada de luz incandescente, a iluminação eléctrica tornou-se de uso geral nos lares norte-americanos. Cerca de 1920, outras aplicações eléctricas – torradeiras, aspiradores, máquinas de lavar – tornaram-se de alguma forma vulgares.

Séc. XX: O Uso da Energia na Actualidade
Desde 1900, o consumo mundial de combustíveis fósseis duplicou cada 10 anos. A maioria dos países continua a depender da importação de petróleo para preencher a diferença entre as necessidades energéticas e os fornecimentos. Os países estão a explorar fontes de energia alternativas para ajudar a enfrentar as necessidades futuras. O nuclear, solar, biomassa, geotermal e outros combustíveis estão a ser descobertos ou redescobertos para uso.

Nós usámos combustíveis fósseis e outros para iluminar as nossas festas, cozinhar os nossos frangos ou gansos e electrificar as nossas vidas com música.

Via Consultório do Abcdaenergia

(Faz um vídeo sobre a História da Energia e participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Sem comentários: