30/01/09

Temas ambientais num novo videojogo


Um novo jogo de vídeo feito pela IBM, chamado PowerUp, permite aos estudantes salvar um planeta imaginário de tempestades ferozes utilizando energia solar, eólica e hidráulica. De acordo com uma crítica a que tivemos acesso, os alunos podem ganhar consciencialização ambiental, enquanto aprendem lições de engenharia e ciência, construindo torres solares e reutilizam materiais para reparar turbinas eólicas.

Visita o jogo e joga pelo Planeta:
# Salva o Planeta Helios da devastação ecológica!
# Excitante, 3D, jogo de acção-estratégia
# Conhece novos amigos
# Faz o Download e joga grátis (mas antes fala com os teus pais ou professores)


(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

29/01/09

Poupando e Salvando o Ambiente, uma vez por semana

Eis uma uma lista de presentes verdes ao nosso planeta para todo o ano de 2009. Informa os teus pais (lembra-os uma vez por semana)!


A autora começou esta lista ao decidir oferecer no Natal a todas as suas amigas sacas reutilizáveis para que não utilizassem as plásticas quando vão às compras. Isso levou-a a pensar fazer uma lista de hábitos que as pessoas possam incorporar, uma por semana de cada vez, para se transformarem em cidadãos conscientes do meio ambiente.

Apresentámos as primeiras 7:

1. Reduza os desperdícios que gera escolhendo artigos que não possuam excesso de embalagens ou prefira produtos em em quantidade.
2. Reutilize tudo o que possa. Doe o que não pode reutilizar. Faça parte de um grupo de mães que troca a roupa dos seus filhos. Compre em lojas de segunda mão a roupa que raramente utiliza, como os agasalhos de inverno ou os disfarces para o Carnaval.
3. Recicle. Verifique os requisitos na localidade. Se não existem programas disponíveis, leve-os ao centro de reciclagem mais próximo.
4. Compre artigos confeccionados a partir de material reciclado.
5. Peça emprestados ou empreste materiais e ferramentas que utiliza pouco.
6. Converta-se num consumidor inteligente. Considere a opcção de menor impacto ambiental.
7. Utilize sacos reutilizáveis.

Voltem em breve para mais dicas!

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

25/01/09

350: Porque todo o mundo precisa saber

Uma campanha, num vídeo bastante interessante só com imagens e números, sobre o problema da crise energética, as mudanças climáticas, o aquecimento global do planeta e as suas consequências e a necessidade de criar movimentos que façam combate aos problemas que o planeta Terra enfrenta.

Porque todo o mundo precisa saber:
"350 [o nível seguro de C02 na atmosfera pode ser não mais do que 350 ppm (partes por milhão)] é um dos mais importantes números do mundo. Este nº é a linha segura para o nosso clima global e o ponto de partida para uma acção mundial."



(Faz parte de um movimento global e participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Carvão canta Natal


O Natal já passou, mas quando descobrimos este vídeo com o carvão a cantar (e muito bem), não pudemos deixar de o partilhar. Trata-se de uma campanha de um grupo ligado à indústria do carvão nos Estados Unidos, para promover o chamado "carvão limpo", ou seja, procura contrariar a mensagem que todo o carvão contribui para o aquecimento global.

Clean coal carolers

A nossa sugestão é: coloca outros combustíveis ou formas de energia a cantar e participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!"

19/01/09

Factos interessantes sobre a electricidade


A electricidade viaja à velocidade da luz - mais de 299 792 458 metros por segundo!

Uma faísca de electricidade estática pode medir até 3 mil voltes.

Um raio de uma trovoada pode medir até 3 milhões de voltes - e durar menos de um segundo!

A electricidade tenta sempre encontrar o caminho mais fácil para o chão.

A electricidade pode ser feita de vento, água, sol é até de matéria orgânica animal.

A combustão do carvão é a forma mais habitual de produzir electricidade nos Estados Unidos.

Uma central eléctrica pode produzir energia suficiente para 180 000 casas.

A primeira central eléctrica - propriedade de Thomas Edison – foi inaugurada na cidade de Nova Iorque em 1882.

Thomas Edison não inventou a primeira lâmpada eléctrica - mas ele inventou uma que ficou acesa mais do que alguns segundos.

Thomas Edison inventou mais de 2 000 novos produtos, incluindo quase tudo o que é necessário para utilizar a electricidade nas nossas casas: incluindo interruptores, fusíveis, tomadas e contadores (Medidor de energia elétrica).

Benjamin Franklin não descobriu a electricidade - mas ele provou que a trovoada é uma forma de energia eléctrica.


Fonte: Interesting Facts about Electricity

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Parabéns James Watt!


Hoje na História da Energia, destacámos James Watt, o inventor do motor a vapor, que nasceu na Escócia, a 19 de Janeiro de 1736.

A unidade do watt recebeu o nome de James Watt pelas suas contribuições para o desenvolvimento do motor a vapor, e foi adoptada pelo segundo congresso da associação britânica para o avanço da ciência em 1889.

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Pesquisar no Google provoca emissões de carbono?



De acordo com um artigo no Times Online, uma pesquisa no Google emite 5-10 gramas de emissões de carbono, o que equivale a ferver meia chávena de chá! O Google já procurou desmentir o estudo.

Ainda de acordo com o artigo, navegar na internet gera cerca de 20 miligramas de CO2 por segundo.

Via Think before you Google (Pensa antes de Googlar)

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

16/01/09

Convites para a tomada de posse de Barack Obama são "verdes"!


De certeza conheces o Presidente-Eleito dos Estados Unidos: Barack Obama. Pois agora ficas a saber que ele está mesmo preocupado com o ambiente:

Os convites para a sua tomada de posse como Presidente, a 20 de Janeiro, são o mais verde que podes imaginar: serão imprimidos num papel (CLASSIC CREST da empresa Neenah Paper), que de acordo com eles o perfil ambiental do papel é o seguinte: Completamente FSC Certificados, Verde-e Certificados pois são feitos a 100% com energia renovável, 100% Neutros de Carbono e Processados sem Cloro. E são ainda feitos de papel reciclado 100% com fibras artificiais depois de utilizadas pelos consumidores.

Já queríamos um convite destes:)

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

10/01/09

História da Energia - Uma cronologia


8000 AC: Fogo e Comida
Desde os tempos mais remotos, os humanos usaram energia. A energia que os nossos velhos antepassados usaram era limitada ao fogo e comida. O fogo dava calor e luz. Cozinhava e conservava a comida. O combustível em forma de comida fornecia aos animais humanos e domésticos a energia para fazerem o trabalho.

I DC: Desenvolvendo Fontes de Energia
Há cerca de 10 000 anos atrás os humanos começaram a cultivar terras e aprenderam a usar animais, a água e o vento para ajudar no seu trabalho. Ao longo dos séculos, moinhos de água e de vento foram inventados para moer cereais. Veleiros foram construídos para transportar pessoas e cargas para outros locais. Ferramentas e contentores foram construídos para ajudar nas colheitas.

A agricultura levou ao crescimento de cidades onde as indústrias transformavam produtos que tornaram a vida mais fácil. Contudo, cada novo produto necessitou de energia para o fazer. A madeira que deu combustível aos fogos da indústria tornou-se escassa e nós tivemos a nossa primeira falta de energia.

Séc. XV: As Primeiras Iluminações
A luz era fornecida por lâmpadas de óleo e velas. A maior parte do combustível das lâmpadas veio da pressão das azeitonas (azeite) e outros óleos vegetais ou a partir do óleo de baleia. As velas eram usualmente feitas de gordura animal. A luz tremente das velas era pobre comparada com a luz das lâmpadas eléctricas que nós hoje conhecemos. Eram necessárias muitas velas ou lâmpadas de óleo para iluminar uma simples sala.

Séc. XVII: Poços e Minas
Nos inícios de 1600, os poços de óleo foram estabelecidos na Europa. Itália e Roménia foram dois dos primeiros países onde pequenas companhias de perfuração afundaram poços. Os proprietários queriam óleo que pudesse ser refinado em querosene para arder em lâmpadas.

Infelizmente, apareceram mais poços secos do que com óleo. Ninguém então sabia como o óleo se concentra no subsolo, pelo que eles apenas podiam adivinhar onde perfurar os poços.

Séc. XVIII: Carvão
Como a procura para novos combustíveis aumentou, as pessoas na Grã-Bretanha, Polónia e China e noutros lados começaram a escavar por carvão, uma substância preta e sólida criada a partir de fósseis que arde. O carvão era muito mais fácil de obter do que o óleo e também podia substituir a madeira. O carvão era usado para dar combustível a fábricas e ajudou ao aparecimento da Revolução Industrial. Mais tarde, forneceu combustível a locomotivas e barcos a vapor. Cerca de 1910, muitas pessoas usavam o carvão no lugar de madeira para aquecer as suas casas.

Séc. XIX: Petróleo
O carvão era ainda largamente usado em meados do século XIX, mas as empresas começaram a olhar para outros combustíveis para as suas máquinas. Eles mudaram para o petróleo como uma grande fonte de energia. De 1860 para a frente, instalações de perfuração de petróleo pareciam levantar-se de repente da noite para o dia, em campos, nas periferias de aldeias e cidades e mesmo em quintais.

Séc. XX: Gás Natural
As pessoas que abriam poços de petróleo atingiam gás natural antes de o petróleo começar a jorrar dos poços. No início, o gás natural era considerado um produto de desperdício e na sua maior parte era queimado. Na verdade, quando as pessoas se aperceberam dos usos do gás natural, elas começaram a conservar e a procurar por ele activamente.

Novas companhias lançaram-se para pôr tubos que levavam o gás para empresas em cidades e aldeias. Os proprietários das casas cedo quiseram linhas de gás dirigidas para os seus lares para iluminação e cozinhar, porque o gás ardia de forma mais limpa e não cheirava, pelo que os canos foram colocados ao longo de ruas e para as casas. O gás substituiu o querosene e outras lâmpadas a óleo em muitas áreas.

Séc. XX: Gasolina
O petróleo começou a ser extraído em quantidade e refinado em diferente produtos petrolíferos. Um destes produtos, a gasolina, mais tarde deu combustível à invenção chamada automóvel. O automóvel começou a mudar os estilos de vida por todo o mundo, fazendo com que os transportes fossem mais rápidos e fáceis do que antes. Os camiões rapidamente substituíram os cavalos para a condução de cargas. Por exemplo, nos Estados Unidos, rapidamente a maioria das pessoas tinham pelo menos um carro. Quilómetros e quilómetros de estradas foram construídas para acomodar todos esses veículos. As pessoas faziam viagens mais longas e exigiam mais gasolina.

Séc. XX: Electricidade
A electricidade é gerada por uma turbina movida a vapor, vento ou pela pressão da água. Durante os finais do século XIX, George Westinghouse, Thomas Edison e outros desenvolveram a electricidade como fonte de energia e tornaram-na disponível para o público. Pouco depois de 1879, quando Edison inventou a lâmpada de luz incandescente, a iluminação eléctrica tornou-se de uso geral nos lares norte-americanos. Cerca de 1920, outras aplicações eléctricas – torradeiras, aspiradores, máquinas de lavar – tornaram-se de alguma forma vulgares.

Séc. XX: O Uso da Energia na Actualidade
Desde 1900, o consumo mundial de combustíveis fósseis duplicou cada 10 anos. A maioria dos países continua a depender da importação de petróleo para preencher a diferença entre as necessidades energéticas e os fornecimentos. Os países estão a explorar fontes de energia alternativas para ajudar a enfrentar as necessidades futuras. O nuclear, solar, biomassa, geotermal e outros combustíveis estão a ser descobertos ou redescobertos para uso.

Nós usámos combustíveis fósseis e outros para iluminar as nossas festas, cozinhar os nossos frangos ou gansos e electrificar as nossas vidas com música.

Via Consultório do Abcdaenergia

(Faz um vídeo sobre a História da Energia e participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Uma anedota verde


Uma vez um ecologista alentejano foi a uma loja de electrodomésticos.

"Vendem televisões a cores?"

"Sim," disse o empregado. "Sim, temos."

"Então quero uma verde."

Não fiques verde de inveja. Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!"

(imagem daqui)