30/03/09

Água quente com... garrafas de cerveja!

Utilizando a energia solar, foi o que fez este chinês: um sistema de água quente feito com garrafas de cerveja!


"Eu inventei isto para a minha mãe. Eu queria que ela tomasse banho confortavelmente" disse Ma Yanjun, da aldeia Qiqiao, província de Shaanxi, China.

A invenção do Ma utiliza 66 garrafas de cerveja coladas num cartão. As garrafas estão ligadas entre si para que a água passe por elas. A luz solar aquece a água que depois vai para a casa de banho já como água quente.

Engenhoso, não? A mãe deve estar muito contente e orgulhosa deste filho tão eco-criativo!

Via ananova

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

27/03/09

Hora do Planeta 2009


Participa também! No dia 28 de Março, apaga as lâmpadas da tua sala às 20:30, por 60 minutos, e participa do acto simbólico que vai mostrar a tua disposição em combater as mudanças climáticas.

Para inspiração mostrámos estes 2 vídeos:





A Hora do Planeta é um acto simbólico, no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar a sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.

Um «apagão» mundial vai sensibilizar a comunidade internacional para o aquecimento global, entre 20:30 e 21:30 deste sábado. Trata-se da Hora do Planeta, momento em que cerca de duas mil cidades de mais de 80 países vão apagar as luzes de ícones e monumentos.

No Brasil, 22 cidades brasileiras aderiram ao apagão mundial com que este sábado a organização ambientalista World Wildlife Fund (WWF) pretende chamar a atenção para os problemas do aquecimento global, e vão deixar às escuras monumentos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a orla de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A iluminação do Teatro Amazonas, em Manaus, também será desligado, além de monumentos de capitais como Brasília, São Paulo, Curitiba, Belém, Rio Branco e Porto Alegre.

Portugal também participará nesta mobilização internacional. Lisboa aderiu oficialmente ao evento e os monumentos que serão apagados são o Cristo-Rei (Almada), Ponte 25 de Abril, Palácio de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Padrão das Descobertas, Castelo de São Jorge, Paços do Concelho, entre outros.

(Info via YouTube e Diário Digital)

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

24/03/09

Reciclar, Para um Mundo Lindo!

Vê este vídeo, que é um autêntico Show de magia! Basta teres lata e... garrafas de plástico para tentares fazer o mesmo!


via Ypsilon2

Trata-se de um fantástico anúncio publicitário (muito ecológico) para uma famosa marca de refrigerantes, que quer pôr a Índia e o Mundo a reciclar mais. E o que é que eles precisaram?

1. Uma plataforma
2. Alguns jovens artistas
3. + de 6500 garrafas e latas usadas do refrigerante
4. 7 horas de trabalho
5. Uma lâmpada de 500 watts

ps. E ainda por cima tem música dos U2!

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

15/03/09

Alguma eco-magia científica

Como? Transformando luz solar em combustível – que podes ver neste divertido vídeo:




Cientistas a trabalhar no Lawrence Berkeley National Laboratory fizeram uma grande descoberta ao conseguirem capturar a energia do sol ao imitarem o processo da fotossíntese das plantas.

Durante milhões de anos as plantas verdes realizam a fotossíntese para capturarem a energia da luz do sol e transformá-la em energia electromecânica. O objectivo de muitos cientistas é desenvolver uma versão artificial da fotossíntese que possa ser usada para produzir combustíveis líquidos a partir do dióxido de carbono e água. Parece que se deu agora um grande passo para um dia resolvermos todos os nossos problemas energéticos!

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Painéis solares no Sahara podem dar energia à Europa



Quem o diz é o Dr Anthony Patt, um cientista da Áustria, que propõe que todas as actuais necessidades energéticas da Europa podem ser satisfeitas instalando painéis solares no Deserto do Saara.

Já imaginas-te, a energia que a Europa precisa vir toda deste deserto em África? Já não precisávamos de petróleo! E parece fazer todo o sentido, além que não precisa ocupar muito espaço. Vamos esperar para ver se a sua ideia pode ser mesmo concretizada.

Entretanto, pensem em participar no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!":)

14/03/09

Feliz Aniversário, Einstein!


Sabias que é uma tradição do Dia do Pi cantar os Parabéns a Einstein, que nasceu há 130 anos a 14 de Março? Albert Einstein, em 1905 e com 26 anos, publicou 4 textos que mudaram para sempre o curso da história científica, com a sua Teoria da Relatividade.

Já agora, sabias também que os filmes no nosso concurso "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!" terão obrigatoriamente uma duração máxima de 19.05 minutos! (dezanove minutos e cinco segundos)?

É que aproveitámos a data - 1905 - do "annus mirabilis" para Albert Einstein, que criou também a famosa equação da energia E=mc². Ou seja, uma data maravilha, como este concurso).

13/03/09

Energia Nuclear. Você é contra ou a favor?


Foi a pergunta feita para o Nuclear Forum de 2009, para o qual eles criaram este spot muito interessante.

"O vídeo não pede para o público tomar partido, a favor ou contra, sobre a energia nuclear, mas surge para mostrar alguns pensamentos de uma forma bem racional. A campanha coloca na mesa questões particulares que dão uma força e questionamento na seguinte questão: tudo o que for usado de argumento contra a energia nuclear, pode também ser usado a favor. E é exactamente esse o objectivo do fórum, trazer ideias de ambas as partes e colocá-las na mesa, mostrando o lado bom e ruim de tudo isso." ( texto via Ypsilon2, imagem via hazlacama)



E tu, neste autêntico prós e contras da energia nuclear, és a favor ou contra?

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

12/03/09

Barco feito de garrafas recicladas em Viagem no Oceano


David de Rothschild vai fazer uma viagem da Califórnia à Austrália num barco construido quase inteiramente de plástico reciclado. O seu objectivo é mostrar as possibilidades da reciclagem de materiais.


via psfk

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

A Cidade das Cenouras

Já ouviste falar em agricultura urbana? Não? Então então estes belos e diferentes exemplos conceptuais, quer verticais e horizontais da Carrot City (Cidade das Cenouras), que foram apresentados em exibição na Toronto’s Design Exchange:


(Pig City- cada torre pode alimentar 500 000 pessoas)

(Ravine City)

Será que o futuro vai ser assim?

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Pequenas Mudanças, Grandes Resultados



Sabias que se 10 mil pessoas comprarem camisolas de algodão orgânico em vez de algodão normal, podemos manter o peso correspondente a 600 leitores de DVD em pesticidas fora do ambiente?

Via Ideal Bite

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

11/03/09

Sabias que...?


... um dos maiores lagos artificiais do mundo foi criado no Gana em 1965 para para produzir energia hidráulica? Sabes qual é esse corpo de água?

É o Lago Volta! (Imagem visto do espaço)

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

“Mudanças climáticas” em música de Carlinhos Brown


Vejam e ouçam este excelente videoclipe da música Earth Mother Water (tradução: Terra Mãe Água), de Carlinhos Brown.

O Aquecimento Global é um assunto para todos nós. Consumir sem limites é definitivamente uma das razões para tal estar a acontecer. Pensa sobre isso. Vê o vídeo agora!



A escolha do urso para a animação é justificada: “Escolhi o urso para explicar que temos responsabilidade mesmo sobre o que parece ser distante de nós. O mundo todo vai sofrer as consequências do desequilíbrio ambiental de qualquer parte”. (Mais info sobre o vídeo aqui e aqui).

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Produção per capita de lixo em Portugal abaixo da média da UE


«Os portugueses produzem menos lixo do que a média dos cidadãos da União Europeia (UE). Cada habitante do país deita fora 472 quilos de resíduos domésticos por ano, abaixo dos 522 quilos para a média dos 27 Estados-membros da UE, segundo dados de 2007 ontem divulgados pelo Eurostat. A média dos 15 Estados-membros mais antigos foi de 562 quilos por ano, por pessoa.

O Eurostat apresenta dados comparativos para 31 países - os 27 da UE, mais a Noruega, Suíça, Islândia e Turquia. De todos, os noruegueses são os que mais produzem resíduos sólidos urbanos: 824 quilos por ano, por pessoa. Seguem-se a Dinamarca (801 quilos), Irlanda (786), Chipre (754) e Suíça (724). No extremo oposto estão a República Checa (294 quilos), Eslováquia (309), Polónia (322), Letónia (377) e Roménia (379). Portugal está na 20.ª posição na lista, imediatamente acima da Bulgária (468 quilos) e abaixo da Bélgica (492).

Segundo o Eurostat, a maior parte do lixo doméstico em Portugal em 2007 (63 por cento) foi depositada em aterros. Cerca de 19 por cento foram incinerados e oito por cento reciclados. Dez por cento tiveram por destino a compostagem.»

Notícia via jornal Público, 10.03.2009, Ricardo Garcia e imagem via Google Imagens

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

10/03/09

Os Efeitos do Aquecimento Global

Vê neste excelente anúncio feito no Brasil sobre os efeitos do aquecimento global e os seus efeitos na fauna animal, neste caso, no Urso Polar, para consciencializar as pessoas. O objectivo é fazer um alerta de que “quando você sentir, será tarde demais” e é preciso agir agora, para não sofrermos as consequências tarde demais.


via Ypsilon2

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

09/03/09

Holograma Divertido da Rede Eléctrica


Vejam o vídeo e falem com os vossos professores ou pais para fazerem na escola ou em casa. É mesmo divertido ver o holograma (ou, Holografia: forma de se apresentar imagens em três dimensões) aparecer em frente às nossas mãos. Clica para ver como funciona:


aqui podes ver mais:


Depois,
1. clica aqui
2. imprime esta folha/marcador (em papel reciclado, de preferência:)
3. liga o som e a webcam
4. ainda nesta página, escolhe Wind Turbine (turbina eólica) ou Solar Energy (Energia Solar)
5. segura no marcador que imprimiste em frente à webcâmera
6. abre a tua porta para a "rede eléctrica inteligente", mexendo o teu marcador. Para o vento, sopra no microfone do teu computador para ver o que acontece.

(7. Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

08/03/09

Mulheres na Frente para Salvar o Nosso Planeta


8 de Março é o Dia Internacional da Mulher e a equipa do concurso de vídeos no YouTube Filmes com Energia dá os parabéns a todas as Mulheres do mundo!

Aproveitámos a data para dar conta de um projecto da National Women's History Project (Projecto Americano da História da Mulher) e a sua excelente iniciativa que se chama "Mulheres - Na Frente para Salvar o Nosso Planeta".

Eles estão a homenagear as mulheres que estiveram à frente no movimento ambiental ou verde.

Aproveita e diz-nos como celebraste este dia na escola ou em casa. E que mulher "verde" tu achas está a ajudar a salvar o nosso ambiente no teu país? Informa-nos, deixa um comentário em baixo.

(Mulheres e Meninas, não se esqueçam de participar no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

07/03/09

Sabias que...?


De acordo com informação obtida pela Organização Meteorológica Mundial, a média da temperatura global do planeta aumentou cerca de 0.74 °C (grau Celsius) desde o começo do século XX (1900)?

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Linhas de Alta Tensão (Musical)

De certeza que conheces bem um cabo de alta tensão ou transporte e distribuição de electricidade? Sim, de certeza que já sabes que eles trazem a energia a tua casa para tu ligares a televisão ou rádio e ouvir música. Mas já viste alguns que realmente tocam música? Vê agora. Afinal, basta ter eco-imaginação:

via Ypsilon2

E já viste uma Torre de transmissão de energia eléctrica com cara de cão? Ou gato? Nós já, na Galeria de ana ventura (onde podes ver mais "caras"):
Au Au

Miau

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Tabela periódica: Qual é a letra...?


Qual é a única letra do alfabeto que não aparece na tabela periódica?

Descobre e deixa a resposta nos comentários! (Vamos ver quem é o mais rápido:)

[actualização 9 Mar.:] A resposta é... mesmo essa letra (Obrigado e Parabéns FestRiRval, por terem sido os mais rápidos na resposta certa (e pelo bom humor:)

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

06/03/09

Protesto "verde" (com creme de bolos!)


Um Ministro inglês foi atacado por uma mulher com um líquido verde (trata-se de um creme pasteleiro, uma mistura baseada em leite e ovos). Podes ver o vídeo em baixo.

A autora foi Miss Deen, de 29 anos, que faz parte de um grupo que se chama Plane Stupid. Ela contou aos repórteres que estava a protestar porque achava que as obras que o Ministro da Economia inglês, Lord Mandelson, estava a preparar no maior aeroporto inglês iriam prejudicar o ambiente. (via jornal Telegraph)

(Não faças isto em casa mas participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Faz a coisa verde: Desliga a tomada

Vê como pode ser simples fazer uma animação e transmitir uma mensagem clara e divertida para que as pessoas desliguem a tomada eléctrica dos electrodomésticos para poupar energia:


via Ypsilon2

(Faz e participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!" e ajuda os outros a fazerem o filme da poupança)

05/03/09

Conservação pode começar no banheiro


Sabias que se 10 000 casas reciclarem todos os seus rolos de papel higiénico, num ano podemos evitar o equivalente ao peso de 678 casas de banho de desperdício de papel acabe na lixeira?

Por exemplo, uma família de 4 pessoas utiliza cerca de 240 rolos por ano e, se forem todos para a lixeira, vão ocupar muito espaço, não achas?

Se ainda não o fizeres, começa a reciclar os rolos de papel higiénico. Assim podes ajudar a deixar um mundo mais verde para as gerações futuras.

Ah, e é verdade, podes ainda fazer arte/actividades plásticas reutilizando os rolos! Visita DLTK's Crafts for Kids - podes encontrar mais de 100 exemplos!
(E participa no Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!).

Em World Environmental Organization tem algumas ideias para os adultos.

(via ideal bite)

04/03/09

O Mito do Carvão Limpo

Em resposta a uma campanha que pretende transmitir a mensagem que o carvão é uma fonte de energia limpa (até colocaram o Carvão canta Natal), já se fez uma paródia com a animação O Carvão é um Combustível Limpo?.

Agora é a vez dos famosos irmãos Cohen (pelos filmes que realizam), que fizeram um anúncio para a Reality Coalition, onde mostram de forma simples que, no mínimo, a fantasia de que existem combustíveis fósseis limpos é apenas um desejo.

Muito divertido, clica para ver:

via psfk

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

03/03/09

Qual a tua desculpa para não poupar Energia?


É a pergunta que está a ser feita nos Estados Unidos e com que também podes participar no nosso "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!" pois pode dar um energético e eficiente filme!

Descobrimos no

"Numa pesquisa nacional de crianças entre 8 a 12 anos, 85% dos entrevistados acreditavam que poderiam levar a sua família a fazer o que fosse necessário para consumir menos energia em casa. O Departamento de Energia dos Estados Unidos, em parceria com o Ad Council lançaram uma campanha chamada “What’s Your Excuse?” (Qual é a sua desculpa?), destacando a simplicidade de fazer mudanças na redução do consumo de energia em casa, focando em atitudes e pedindo para que as crianças também se juntem nessa luta, afinal será um futuro melhor para elas mesmas.

Para a campanha foram feitos 2 vídeos bem bacanas, protagonizados por duas crianças, April e Malcolm, onde de uma forma divertida e simples, são dadas dicas sobre a utilização da sua energia sabiamente. A campanha se estende online através do site LoseYourExcuse.gov, onde de uma forma bem interactiva, incluindo jogos, as pessoas encontram diversas outras dicas sobre comportamentos energeticamente eficientes e novos avanços tecnológicos para reduzir o consumo de energia em casa."

Vê os filmes e participa! Afinal, qual é agora a tua desculpa para não o fazeres? Ajuda a mudar atitudes!






ps. Queres conhecer também uma Desculpa (eco)lógica por não teres feito o trabalho de casa?

Carregador de Pilhas portátil

Imagina se pudesses deixar umas pilhas gastas ao sol para recarregarem. Bem, parece que já alguém imaginou isso e inventou uma célula solar para embrulhar pilhas que permite que toda a gente faça isso!



Ficámos à espera que estejam à venda (caso contrário teremos de continuar a enfrentar O Monstro das Pilhas:)

Descoberto aqui, onde podes ver mais fotografias desta excelente invenção.

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

02/03/09

Energia Eólica melhor, de acordo com estudo


Um estudo da Universidade de Stanford, faz um ranking das melhores opções nas energias renováveis e alternativas, das melhores às piores. O vento, a água e o sol ganham ao biofuel, o nuclear e o carvão em termos de produção de energia limpa para um futuro mais sustentável, dizem os investigadores de Stanford.

Do melhor ao pior em termos de fontes de energia alternativa:

1. Energia eólica
2. Energia Solar Concentrada
3. Energia Geotérmica
4. Energia das Marés
5. solar fotovoltaico
6. Energia das Ondas
7. Energia Hidroeléctrica
8. Uma mistura entre a energia nuclear e carvão com captura e sequestro de carvão.


via Renewable Energy: Wind and solar come out on top

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

01/03/09

Macropinna microstoma: o peixe com cabeça transparente

O oceano às vezes parece mesmo outro planeta, cheio de estranhos com aparência de "extra-terrestres". Queres um exemplo ? Que tal um peixe com a cabeça transparente? Porque é que ela é assim? Os cientistas dizem que é para ele poder ver! Ficas-te confuso? Então vê esta fotografia...


... e este fantástico vídeo:



Macropinna microstoma (diz isto duas vezes:) é um peixe que se encontra no fundo do oceano e que tem uma cabeça transparente e olhos em forma de tubo. Mais fotografias clicando AQUI.

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Plataforma petrolífera vira eco-resort e Spa

Vai ser assim que se vai transformar uma plataforma petrolífera no Golfo do México já sem utilização:


Um luxuoso eco-resort e spa. Repara na renovação inspirada que pega num ícone de uma fonte de energia suja (o petróleo) e converte-o num "eco-céu" que irá gerar toda a sua energia a partir de fontes renováveis.

Mais fotografias nesta obra de arte da "arquitectura verde" clicando em Reclaiming Oil Rigs as Oceanic Eco-Resorts

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")

Rapaz cria tenda para sem-abrigos a partir de lixo


Era um concurso chamado "De Lixo a Tesouro", que pedia a jovens como tu para reutilizarem materiais de resíduos em invenções com uma utilização prática (ou seja, também é como o nosso Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!, que também envolve a reciclagem).

Max Wallack, um rapaz de 12 anos, construiu um engenhoso abrigo para vítimas de desastres e sem-teto que podes ver no (fantástico) vídeo em baixo, com as instruções sobre como o fez. A Cúpula do Max foi construída com plásticos, fios e embalagens de amendoins.


via PSFK

Como reciclar o teu telemóvel/celular


"Alguma vez imaginas-te o que fazer com o teu velho telemóvel (no Brasil diz-se celular) quando vais ter um novo? Podes mandá-lo para uma lixeira (má ideia), fazer uma doação para a caridade ou ainda o oferecer a um bom amigo, com menos dinheiro (boa ideia) - ou então... plantá-lo. Investigadores ingleses apareceram com a ideia de enterrar os telefones móveis e vê-los crescer como flores.


Esses Engenheiros da Universidade de Warwick reparam que, com o aparecimento de telefones cada vez mais interessantes, as pessoas têm mandado os mais antigos para o lixo. Aproveitando materiais de alta tecnologia, eles criaram um telefone que pode ser "plantado" e, em semanas começar a desfazer-se. A acompanhar um polímero biodegradável está uma semente que não irá germinar até ser enterrada em compostagem. Bela ideia, não?"

Traduzido e adaptado de been-seen

(Participa no "Filmes com Energia: Luzes, Câmaras e Telemóveis em Acção!")